Biografia  

        Anneliese (pronuncia-se Analizah) Louise van der Pol nasceu em 23 de setembro de 1984, na cidade holandesa de Amsterdã, filha caçula de Willem van der Pol, diretor do departamento de Física da Universidade do Estado da Califórnia, e Dyan Ross, uma americana nativa do Brooklyn. Viveu sua infância em Bellflower, na California. Tem duas irmãs mais velhas: Rachel, 26 anos e Sarah, 28 anos. Com exceção de Dyan, toda a família possui descendência judaica. O nome Anneliese foi uma homenagem de sua mãe à judia vítima do regime nazista Anne Frank, após visitar a casa onde a mesma se escondeu com a família dos nazistas por 2 anos.
        Em 1985, estando Anneliese com 1 ano, sua família se mudou para os Estados Unidos, sendo que todos adquiriram dupla nacionalidade(holandesa e americana). Anneliese pouco aprendeu da língua holandesa, sendo fluente no inglês.

   Esconderijo de Anne Frank visitado pela mãe de Anneliese                    Universidade onde o pai de Anneliese leciona

      
        Anneliese realizou seus estudos primários na Escola Washington, em Bellflower. Em seguida, fez o "High School" (nosso ensino médio) na Orange County High School of the Arts, uma escola que além do ensino escolar, oferecia preparo para que seus alunos se tornassem profissionais da indústria da arte e entretenimento. Vanessa Hudgens (High School Musical), Lauren German (O Massacre da Serra Elétrica) e Ashley Benson (OC - Um Estranho no Paraíso) são alguns exemplos de atores que estudaram nessa escola.
        Sua primeira atuação ocorreu na terceira série (cerca de 7 anos). Desde então, obteve consecutivos papéis em pequenas peças, tendo enfim sua carreira lançada no musical teatral Evita em 1999, interpretando a personagem central Eva Perón e se tornando, aos 15 anos, a atriz mais nova a atuar em um produção profissional. Aliado a isso, recebeu ótimas avaliações dos críticos do jornal Los Angeles Times, o que contribuiu para sua visibilidade no meio artístico. Nesse mesmo ano, ainda atuou em Grease (como Sandy), Iludidos novamente (como A Diretora) e Violino no Telhado (como Chava), sendo que em todos Anneliese fez o papel principal.

    Bellflower - Cidade onde Anneliese passou a infância                             Escola de Artes onde Anneliese estudou
          Dando continuidade ao seu sucesso teatral, no ano seguinte Anneliese protagonizou o musical Oklahoma! em Austin, no Texas, interpretando Laurey, uma fazendeira que vive um romance com o cowboy Curly McLain. Por essa atuação recebeu o prêmio dos críticos de Austin de Melhor Atriz em um Musical em 2001.
          Anneliese agora experimentava o ápice da carreira no teatro, e devido a sua versatilidade artística (polivalente) decidiu investir no cinema e na TV. Sua primeira aparição fora do teatro ocorreu no filme independente Divorce: The Musical, assumindo um papel secundário. O filme é uma sátira do funcionamento de certas instituições americanas e seu tratamento no caso do divórcio de casais, dando ênfase nos advogados que intermediam a situação.  A pouca visibilidade do filme e o papel secundário de Anneliese pouco contribuíram para a sua carreira, entretanto serviu de experiência para iniciá-la no mundo cinematográfico. Ainda em 2002, Anneliese estrelou duas peças teatrais: O Quebra-nozes (como Clara) e Copelia (como Copelia). Porém, no mesmo ano, Anneliese conquistaria o papel que lhe renderia reconhecimento tanto nacional, quanto internacional.
      
Pôster do Musical Divorce - Em destaque Anneliese no quadro Azul

           Ao saber da seleção para um seriado de TV, Anneliese prontamente se apresentou para fazer o teste, sendo posteriormente reprovada. Entretanto, devido ao desgosto dos produtores com as selecionadas, Anneliese foi chamada novamente e logo nas primeiras gravações conquistou a confiança e o respeito do diretor e dos produtores, e mais tarde ganharia o reconhecimento do público. Fez o papel de Chelsea Daniels, personagem que é a melhor amiga de Raven Baxter (interpretada por Raven-Symoné) e Eddie Thomas (interpretado por Orlando Brown). Os produtores batizaram a série de "That's so Raven" (As Visões da Raven), a qual conta a história de Raven, uma jovem com o poder de prever o futuro próximo, sendo sua família e seus melhores amigos, Chelsea e Eddie, seus confidentes e ajudantes na díficil e divertida vida de ser vidente.

                       Raven-Symoné e Anneliese (dir.)

        A série foi gravada em 2002 e estreou em janeiro de 2003, sendo sucesso imediato na TV americana e em outros países, como o Brasil. Tamanho sucesso, rendeu 4 temporadas (1° e 2° em 2003, 3° em 2004, 4° em 2006). Anneliese participou de 97 dos 100 episódios das quatro temporadas.
        Esse foi de fato, o trabalho mais significante de Anneliese, sendo convidada para participar dos especiais da Disney, como o Disney Channel Games, sendo participante da equipe vermelha, e o Express Yourself, um especial onde os artistas da Disney falam sobre preferências e coisas variadas, como Hobbies e ambições
.
          Após gravar a primeira temporada de As Visões da Raven, Anneliese voltou à Austin para atuar em Celebrate: AMT, onde foi bastante aclamada e elogiada pelo monólogo. Foi considerada a melhor atuação já feita na companhia de teatro.
          Enquanto gravava a terceira temporada da série That's so Raven, Anneliese decidiu investir em uma nova área: a de cantora. Inicialmente, participou do Disney Channel Circle of Stars, onde um grupo musical composto por estrelas do Disney Channel regravavam um sucesso dos filmes da disney, sendo Circle of Life de O Rei Leão a primeira música a ser regravada. A segunda música, A Dream is a Wish Your Heart Makes de Cinderela, Anneliese também participou, tendo uma pequena participação em ambas, porém suficiente para demonstrar o potencial da voz que ela possuía.
          Entretanto, a primeira gravação musical importante foi Over It, gravada em 2004 para o álbum Stuck in the Suburbs. A música foi bem recebida pelo público e crítica, reconhecida como a melhor desse álbum pertencente à trilha sonora do filme homônimo. Em 2006, Anneliese gravou outros 2 importantes sucessos: A Day In The Sun e Candle on the Water, ambas pertencentes a álbuns gravados pela Walt Disney Records. Assim, Anneliese acabava de consolidar sua carreira musical, apesar de reservar sua voz mais para musicais do teatro.
             No ano de 2005, Anneliese fez outro filme, Horror High, novamente um filme com pouca expressão e um papel secundário. Dois anos mais tarde, em um papel secundário participou do filme Bratz, idem os outros, demonstrando que os produtores ainda não confiam a Anneliese um papel de destaque no cinema.
Pôster Filme Bratz

Capa do álbum DisneyMania 4 onde Anneliese gravou
Candle on the Water

        Seguindo a onda dos filmes, Anneliese participou de duas animações emprestando sua voz: Kim Possible (Heather) e Katbot (Katbot/Katerina Botenski).

        Terminadas as temporadas de As Visões de Raven, Anneliese voltou aos projetos teatrais, participando em 2007 do musical A Bela e a Fera na Broadway, sendo bastante elogiada pela atuação e pela voz. Interpretou a personagem principal Bela e foi convidada para ser entrevistada no respeitado programa americano Live with Regis and Kelly.

          Em 2008, Anneliese foi convidada para estrelar junto com Lauren Kennedy e Sarah Stiles o espetáculo  Vanities - A New Musical, que conta a aventura de três grandes amigas nos anos 60, 70 e 80. Ela passará durante todo o ano de 2009 atuando nessa peça na Broadway, o que ajudará para aumentar sua visibilidade e receber propostas para trabalhos futuros de grande porte.

Da esquerda para a direita: Sarah Stiles, Lauren Kennedy e Anneliese van der Pol

Make a Free Website with Yola.